segunda-feira, 11 de maio de 2009

Blog é reprovado pelo gerador de receitas do Google

Mal comecei um novo blog e já fui reprovado...pelo gerador de receitas do Google. Sou blogueiro desde 2005, mas ainda não havia testado o mecanismo de receita publicitária do Google, que faz a alegria de alguns internautas com blogs e sites na internet. Com esse novo blog, fui tentar faturar algum para saber se realmente esse negócio de blog dá dinheiro.

Como se sabe, a Google Inc. está difundindo essa ideia de ganhar dinheiro com blogs e os blogueiros enchem suas mídias de anúncios de tudo que é tipo, dificultando bastante a leitura e a visualização dos textos. Apesar disso, quis conquistar meu quinhão.

Dei todos os meus dados, CPF e o escambau, correndo o risco de oferecê-los a algum hacker do mal. Mas neca de pitibiriba. Recebi um redondo "não" da poderosa Google, alegando que o blog Cadernos de Jornalismo Digital ainda está em fase inicial e sem conteúdo suficiente. Que injustiça!

Acaba de ir para o ralo, portanto, minha única chance de ficar rico com blogs. Por enquanto. Vou registrar o título do blog em algum provedor pago e esperar para a Microsoft me convidar para hospedá-lo a peso de ouro.

E ainda dizem que esse é o futuro do jornalismo. Será mesmo? De qualquer forma, a tecnologia avança nessa direção. Hoje soube de um equipamento que permite leitura melhor de textos como livros, um tal de Kindle DX. Jornais americanos como o New York Times e o Washington Post já estão fazendo parceria com a empresa dona da tecnologia para oferecer conteúdo de seus impressos, acessível a alguns toques.

3 comentários:

  1. É, Jorge, conseguir dinheiro com blogs não será tarefa das mais fáceis. Afinal, o sol não nasce para todos. Falei sobre isso noutro dia no chat. Discordei, inclusive, o professor Castilho (do Knight Center). Enfim. Se fosse tão fácil, era só largar tudo e criar dezenas, centenas de blogs e abrir uma bela conta bancária.
    Sobre o Kindle, ele não é novidade (o DX é só uma evolução). O aparelhinho é uma aposta da Amazon para substituir, num primeiro momento, os livros de papel. Lançaram o kindle, depois o Kindle 2 e, agora, esse último. Pode até funcionar, mas não acho que vá vingar no meio jornal. Enquanto não houver um meio de atualização automática (que nem na internet), não adianta nada. o impresso vai ficar defasado. Enquanto isso, os celulares vão ganhando cada vez mais interatividade...
    Abs.
    Mas não desistamos dos blogs não, tá? Rs

    ResponderExcluir
  2. Quanto à questão dos direitos autorais é realmente algo a ser discutido. É um tema, no mínimo, difícil. Ao que parece, vivemos uma era onde tudo o que está na rede é de domínio público.
    Mas na verdade não é bem assim...
    Não, não lembro de nenhum caso que tenha resultado favorável para qualquer das partes. Mas se servir como referência, a questão, a meu ver, pode ser tratada como o caso das músicas. O Napster, por exemplo, se deu mal depois de uma ação do Metallica. Recentemente o Pirate Bay tb acabou levando a pior num outro processo movido por uma corporação (não me lembro qual) que se sentiu prejudicada...
    Se valer como jurisprudência...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Este é o terceiro recado que tento deixar, depois de perder dois :o( Isso porque estou testando meu leitor RSS e você está nele (e linkado em meu blog também). Adorei seu post! Tente depois, novamente, com o Google, e conte-nos se foi aceito! Abs, Fernanda.

    ResponderExcluir